01.02.2018

Pontos Turisticos

Trilha dos Tropeiros

 

A “Trilha dos Tropeiros” é uma trilha que liga o município de Santo Antônio do Itambé à comunidade de Capivari (Serro). Ela tem um percurso de 11.993m a partir da propriedade da Dona Zelita, em Santo Antônio do Itambé. Trata-se de um percurso que refaz um pouco da história quando os tropeiros faziam o transporte de mercadorias e mantimentos no século XIX e início do século XX. Nesta trilha é permitida Cavalgadas, devidamente agendadas.

Cachoeira do Neném

Cachoeira com queda d’água de aproximadamente 20 metros dentro do Parque, no município de Santo Antônio do Itambé, de grande beleza cênica. Para acessar a cachoeira, a partir da portaria, percorre-­se um trecho de 3.500m em estrada e mais 699 m em trilha a partir da estrada principal.

       

 

Cachoeira do Rio Vermelho

Cachoeira com a maior queda d’água, com aproximadamente 45 metros e um poço para banho. O acesso à cachoeira, a partir da portaria, é de 7.876m em estrada e mais 2.876 m em trilha a partir da estrada principal.

 

Cachoeira da Água Santa

A cachoeira fica no Córrego Água Santa. Ela possui quatro quedas e um poço adequado para nadar. O acesso à Cachoeira é necessário percorrer 253 m em estrada a partir da portaria e mais 1.694 m em trilha a partir da estrada principal.

                                         

 

                Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça em sua parte alta possui uma pequena queda e piscinas naturais; em sua parte baixa possui uma cachoeira com queda de 35m e um poço para banho. O acesso à trilha se faz através da propriedade particular da Sra. Terezinha, onde é feito o controle dos visitantes. A partir desta propriedade percorre-­se 450 metros em trilha, possui fácil acesso e fica próximo da área onde se pode estacionar.

 

Cachoeira da Miragem

A Cachoeira da Miragem, como diz o próprio nome, é vista da trilha do Pico do Itambé subida por Santo Antônio do Itambé. Ela não tem acesso à visitação e só pode ser admirada à distância: uma miragem.

Cachoeira do 32

A cachoeira do 32, localiza-­se à 2 Km do centro da cidade, muito visitada por banhistas de toda a região. Acesso liberado, excelente para toda faixa etária.

Ponte de Pedra

A Ponte de Pedra, como o nome, possui uma ponte formada naturalmente por pedras, muito visitada por banhistas, possui uma pequena queda e um poço para natação; Possui também um escorregador natural muito apreciado pelas crianças.

 

Lajedão

Localiza-­se ao curso do Ribeirão de Areia a 2 quilômetros do centro da cidade, é formado áreas de superfícies planas com “panelas”, “caldeirões” e piscinas naturais. Possui pequenas cascatas, e corredeiras com águas escurecidas.

Lajeado

O lajeado se localiza no curso do Rio Mãe D’ Água, possui um conjunto de pequenas cascatas, corredeiras e diversas “panelas” e piscinas, fica a 2 quilômetros do centro da cidade.