Educação em tempo de pandemia

01.02.2021

Ao entendermos o atual momento movido por mudanças significativas a educação se fez presente em cada lar onde o mesmo se tornou o ambiente escolar. Os pais compartilharam com os professores os saberes e o ensinamento da escola. Vimos a escola se tornar uma mesa, uma varanda, ou até mesmo a sombra deliciosa de uma arvore em que o educador familiar é professor e o professor é o educador familiar. Apostilas viajaram para o lar, e o transporte escolar ao invés de carregar pessoas, carregava sabedoria. A magia escrita e vivenciada por Paulo Freire nos faz meditar o sentido almejado para a educação. A educação agora é familiar, ela vem da família do seio de uma casa e se transforma na escola.

E os educadores? Passaram a ter salas de aulas vivas e presentes dentro dos seus lares, em seus celulares e se reinventar para chamar á atenção e ensinar nas 24 horas de trabalho diário, atendendo e interagindo com a escola e com a vida das famílias que neste momento se tornou uma extensão tão sonhada do saber. Ai eu me pergunto: E as escolas? Ficaram a esperar com muita ansiedade seus profissionais que sonharam em retornar pois a falta de cada sorriso, de cada conversa, do recreio, das brincadeiras … trazia um calor imenso a todos.

Nesse tempo de mudança nós educadores vimos acontecer a transformação do ser e do mundo. Cabe a cada um de nós professores, alunos e pais ver a educação com os olhos da razão e entender que a sala de aula não passa a ser um serviço meramente frio e sim um espaço de muita aprendizado e calor humano e que a família é e sempre será a educadora maior. Certo que tudo vai passar estaremos em breve nos encontrando e compartilhando o que de melhor sabemos fazer: A arte de ensinar. Com o mesmo carinho que cada professor e funcionário possui por cada estudante.

Orestes Magno Duarte

Secretário Municipal de Educação.