Oficina de Agricultura Familiar e Agroecologia

05.07.2018

Nos dias 21 e 28 ocorreu na Zona Rural de Santo Antônio do Itambé o encerramento do primeiro ciclo das oficinas de Agricultura Familiar e Agroecologia nas comunidades de Cipó I e Tapera respectivamente.

As oficinas contaram com 50 horas aulas in loco, mais algumas horas de viagens e cursos em outras cidades, como a visita técnica à FUNIVALE em São Gonçalo do Rio das Pedras, a participação na Feira de Economia Solidária em Diamantina, o curso de Agrofloresta em Florestal, a visita técnica ao Recanto da Água Santa, o curso de recuperação e proteção de nascentes pelo SENAR, o curso de Produção de mudas frutíferas também pelo SENAR e a participação no I Festival de Apanhadores e Apanhadoras de Flores Sempre-viva em Diamantina.

Foram meses de aprendizado focando uma agricultura mais sustentável e integrada com a vida do agricultor familiar com o intuito de geração de renda. Após o encerramento deste primeiro ciclo já há a iniciativa de formação de uma associação informal para a produção de doces e alimentos beneficiados, além do funcionamento de uma horta comunitária na comunidade da Tapera. Mesmo com as dificuldades de mobilização, aquisição de sementes e insumos e a frequente falta de água, a comunidade logrou se unir para o bem coletivo. A comunidade do Cipó I também mostrou intenção de formar uma associação comunitária para entrega pelo PNAE. Ambas associações estão em fase de formalização e organização.

Os participantes, em sua maioria mulheres, expressaram a sua gratidão de diversas formas, teatro de bonecos, músicas, decoração com elementos naturais, lanches fartos, cartas e presentes para a responsável pela oficina e para a Secretária de Ação Social Sueli Mourão, como também fizeram um pedido à administração para que não deixe de acontecer o Segundo Ciclo das oficinas.

 

 

Outras Notícias